Páginas

Chico Buarque e Os Paralamas

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011


Certa vez estava escutando o cd "Hoje" dos Paralamas do Sucesso e me deparei com a música Deus lhe Pague. Pensei: "música interessante" e, apesar da crítica social, achava estranho ela ter sido, suspeitamente, composta por Herbert Viana. Era uma música, assim, diferente. Depois que fui saber que era de Chico Buarque, esse cara aí. Achei interessante as versões. E reproduzo-as aqui:

Chico Buarque - Deus lhe Pague

Os Paralamas do Sucesso - Deus lhe Pague

Por esse pão pra comer, por esse chão pra dormir
A certidão pra nascer, e a concessão pra sorrir
Por me deixar respirar, por me deixar existir
Deus lhe pague

Pelo prazer de chorar e pelo "estamos aí"
Pela piada no bar e o futebol pra aplaudir
Um crime pra comentar e um samba pra distrair
Deus lhe pague

Por essa praia, essa saia, pelas mulheres daqui
O amor malfeito depressa, fazer a barba e partir
Pelo domingo que é lindo, novela, missa e gibi
Deus lhe pague

Pela cachaça de graça que a gente tem que engolir
Pela fumaça, desgraça, que a gente tem que tossir
Pelos andaimes, pingentes, que a gente tem que cair
Deus lhe pague

Por mais um dia, agonia, pra suportar e assistir
Pelo rangido dos dentes, pela cidade a zunir
E pelo grito demente que nos ajuda a fugir
Deus lhe pague

Pela mulher carpideira pra nos louvar e cuspir
E pelas moscas-bicheiras a nos beijar e cobrir
E pela paz derradeira que enfim vai nos redimir
Deus lhe pague

Só depois fiquei sabendo que essa música, de tão adaptável a várias versões que é, também já foi tocada por Pitty (com Frejat e Marcelo Nova), O Rappa, Elis Regina, Oswaldo Montenegro... A lista é longa! Se quiser ver o vídeo das versões desses artistas, basta clicar no link do nome de cada um.

Na minha humilde opinião, de tanto que essa música já foi regravada por outros artistas, acho que esse feito só é comparável aos dos sucessos instantâneos das bandinhas de forró fuleragem, que são tocados insistentemente e reciprocamente pelas suspeitas bandas, desde a letra "A" (de Aviões) até a letra "Z" (de Zanzibar). Incrível esse meu conhecimento sobre bandas de forró. Manjo tanto quanto sei dançar.

E, certo, Chico Buarque tem lá seu mérito. Mas prefiro a versão d'Os Paralamas. Se bem que a da Elis está teatral.