Páginas

Nowhere Boy - O Garoto de Liverpool

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010



Era para estrear hoje, em todo o Brasil, um filme do ano passado que eu estava ansioso para conferir: Nowhere boy - O Garoto de Liverpool. Mas esperar por lançamento de filmes desse naipe aqui no Ceará é tarefa das mais pacientes, já que ainda não chegou por aqui. Tive que me contentar em baixá-lo pela internet. Nessas horas, a pirataria ajuda, já que os meios legais não permitem.

Reclames à parte, o filme é sobre a juventude de John Lennon. Já tinha lido na revista Bizz especial sobre os 70 anos de nascimento de Lennon sobre sua biografia. Pensei: daria um grande filme. E folheando as páginas, descobri a existência dele. Não tinha ideia do quanto a infância e adolescência de John fosse conturbada. Seu pai o abandonou, não sabia do paradeiro da mãe, e foi morar com a tia desde pequeno. Transformou-se num adolescente rebelde, daqueles brigões, que metiam medo nos colegas. Fumava, bebia e se dava bem com as garotas, além de cometer seus devaneios vândalos em Liverpool. Até que Lennon se fez uma pergunta típica da juventude da época: "Por que Deus não me fez um Elvis Presley?". A resposta a gente já sabe: "Deus nos fez John Lennon". Mas aqui eu abro um parêntese: na década de 1950, os adolescentes queriam ser Elvis. Na década de 1960, queriam ser John. Pasmem: hoje em dia, tem adolescente que quer ser integrante do NxZero. É o fim dos tempos.

A decisão de John montar uma banda de rock n'roll, aprender a tocar violão e compor é mostrada ao mesmo tempo em que acontece o drama ao descobrir o paradeiro de sua mãe biológica. A história é desenvolvida aí, com John redescobrindo a mãe, vivendo as maravilhas do reencontro e revivendo as mágoas do passado de abandono. A formação da banda Quarrymen, embrião do futuro Beatles, mostra como John conheceu um talentoso garoto de quinze anos chamado Paul McCartney. Tonam-se amigos e o resultado da história dessa amizade produtiva todo o mundo conhece bem. Mas para quem espera escutar o nome "Beatles" no filme, melhor não se empolgar. A história acaba quando a banda vai para uma temporada em Hamburgo, Alemanha. Nos pubs de lá, descobrem a mistura sexo, drogas e rock n'roll, aprimoram suas performances e... bem, viram os Beatles!

Os Quarrymen em ação. Os moleques que se tornariam os Beatles.
Quem diria que aquele garoto vândalo de Liverpool viria a compor Imagine e pregaria a paz no planeta.

PS: O título desse filme no Brasil é uma lambança. No original, Nowhere Boy ("Garoto de Lugar Nenhum"), remete àquela conhecida música Nowhere Man, não tendo nada a ver com "Garoto de Liverpool". Esse pessoal que muda o nome dos filmes é criativo...