Páginas

Icasa em 2010

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010



Esse ano superou as expectativas para o Icasa. O Verdão do Cariri deu a volta por cima depois de um 2009 de extremos: de um lado, rebaixamento para série B do Campeonato Cearense, do outro, acesso à série B do Brasileirão. Vale lembrar que o Icasa foi o único representante cearense no Campeonato Brasileiro da série B, depois de mais de uma década de ausência. E representou bem, carimbando o passaporte para 2011.

Já não bastasse isso, o Romeirão, palco das mais incríveis partidas do Verdão, teve uma reforma considerável e também ganhou um placar eletrônico. Já era hora. Em 2011, especula-se ampliação do estádio e novos investimentos. Pena que não vai ser palco de algum jogo da Copa em 2014. - A proposito, comentário idiota esse meu.

O que deixa qualquer torcedor indignado é a receptividade da impressa sulista para com times cearenses. O próprio time do Ceará, que está na elite do futebol brasileiro e teve uma campanha memorável na série A do Brasileirão, segurando o segundo lugar por um bom tempo antes da Copa, foi alvo de preconceitos. Se o Ceará ganhava de qualquer outro time do Brasileirão, era zebra ou azar para o adversário. Com o Icasa foi parecido, senão pior. Quase ninguém no Brasil afora conhecia esse time do interior cearense. Mas no ano passado já mostrávamos para o que viemos quando derrotamos o Paysandu por 6 a 1 e subimos para a série B.

Era de impressionar as reportagens que referia o Icasa como forte candidato a rebaixamento. A revista Placar, conceituada no meio futebolístico, assim palpitou para o Verdão: "Rumo à Terceirona" e completou com termos como "questão de fé", "ajuda dos céus", "atletas inexperientes" e, claro, como não podia deixar de mencionar, "com fé em Padre Cícero, o time da cidade de Juazeiro do Norte, roga para permanecer na Segundona". Para a Placar, fica o recado: sim, vocês quebraram a cara!

Mas não é só a Placar que reduz os times do interior. No bem reputado globoesporte.com, cometeram um erro grotesco, que resolvi escancar aqui:

Dizer que o Icasa é um time "sem ambições", tudo bem... Mas dizer que é da cidade de Fortaleza, aí já é demais.

Mostramos bom futebol, bons jogadores e boa comissão técnica. Não é a tôa que no final do Brasileirão boa parte do time já estava em negociação para fazerem novos contratos fora. O Icasa, sabe-se, a cada ano revela jogadores. É uma vitrine de novos atletas. Pena que sempre são vendidos para dar retorno financeiro. Vamos ver se no proximo ano mantemos o nível do elenco e, quiçá, leve o título de Campeão Cearense. Não seria nada mal, depois de amargos vice-campeonatos. E seria um presente para a cidade de Juazeiro do Norte, no ano em que completa seu centenário.

E assim acabou o Brasileirão, o Verdão do Cariri garantiu sua permanência ficando em 12°. Enfim, o Icasa ganhou muito mais "em casa".