Páginas

M. C. Escher

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009



Televisão passa muita porcaria. Mas quando você vê um programa interessante, se impressiona e agradece à casualidade que te fez apertar o botão do controle remoto naquele instante pra ver algo incrível na TV.

Só poderia ser algum programa educativo... Foi quando assisti um documentário chamado "Metamorfose", exibido pela TV Escola, que mostrava a vida e obra de Maurits Cornelis Escher, ou simplesmente M. C. Escher.

Escher (1898 - 1972) foi um artista plástico inovador, que nasceu na Holanda e produziu bastante na Itália. Sua arte se resumia em xilogravuras e litografias, que exploram o espaço e suas dimensões, com padrões geométricos incríveis que nos dão ideia de ilusão de ótica.

A obra que iniciava o documentário, como já disse, se chama "Metamorfose", e se trata destes painéis lineares consecutivos:

Metamorfose (I a IX) - M. C. Escher

Essa obra já nos convida a mergulhar no Universo criado por esse grande artista. E aposto que você vai se deparar com alguns desenhos bem conhecidos dele, mesmo sem nunca ter ouvido falar em quem fez. Algumas artes do mestre Escher que já tinha visto em algum lugar:

Desenhando as próprias mãos no papel... intrigante!

Dá pra notar que o encontro sai de uma simestria entre os corpos e se dá fora do plano do papel.

Queda d'água ou subida da água? Por essa imagem, disseram que Escher fumava maconha...

Um de seus muitos desenhos simétricos com duas ou mais interpretações.

A esfera de baixo está num plano, e daí surgem outras duas em 3D.

Dá pra notar que ele gostava de desenhar formas convexas.

Tipo de arte côncavo e convexo com vários planos.

Curiosidade... Quando criança, me deparei com uns rabiscos no papel que meu pai ensinou a fazer, que hoje me fazem lembrar o protótipo da arte de Escher, que lembra suas perspectivas. Tratava-se de uma arte simples, que começava com três traços em forma de "Y", que depois de completar o desenho nos mostrava três peixes entrelaçados... Fica difícil imaginar, mas até hoje desenho isso pra relembrar coisas da infância. É engraçado descobrir o impacto de artistas interessantes no cotidiano.

Pra finalizar essa overdose de Escher, vai um vídeo com montagens de sua obra:


O site do grande mestre Escher, que contém todas as suas obras, é esse:
http://www.mcescher.com/